stakecare

[email protected] | +55 (51) 983186489

Escaras profilaxia e úlceras de pressão

As escaras, também conhecidas por úlceras de pressão ou úlceras de decúbito, são necroses escuras, que formam um tipo especial de lesão da pele, de extensão e profundidade variáveis.

Luiz Lippi

15 fev, 2022 | Leitura de 1 min


O organismo humano é formado por células, tecidos, órgãos e sistemas, todos eles supridos de sangue, que tem como função principal o provimento de nutrientes, excretas (metabólitos) oxigênio, gás carbônico, hormônios, anticorpos e demais substâncias ou corpúsculos cuja presença se faça essencial entre os mais diversos e mesmo remotos componentes do organismo.

Quando a oferta de sangue é inferior à necessidade básica do órgão ou tecido em questão, resulta em isquemia, termo médico que significa carência ou mesmo ausência de quaisquer destes elementos que compõem o sangue.

A isquemia pode ter origem em causas mecânicas (obstrução, compressão ou estreitamento da luz vascular) ou funcionais (hemorragia, hipotensão acentuada, espasmo).

A gravidade e dimensão da isquemia depende da relação entre tempo e grau de obstrução vascular que, quando prolongados, podem provocar necrose (morte) tecidual (total ou parcial) de qualquer das regiões do organismo aqui citadas, na grande maioria das vezes ocasionadas por decúbito, termo médico que refere à posição de quem está em repouso deitado: dorsal (de barriga para cima), ventral (de barriga para baixo), lateral direito, lateral esquerdo, ou ainda reclinado e em sedestação (sentado).

A circulação sanguínea associada a menor exposição a atrito ou pressão das áreas apoio e/ou contato do corpo são determinantes tanto para a prevenção quanto para a cicatrização das escaras.

É o espaço que vem ocupar o Stakecare, coadjuvante da profilaxia das úlceras por pressão, atuando no controle e monitoramento remoto da relação tempo/decúbito de pessoas em repouso.

Desenvolvido para identificação do decúbito e do tempo de permanência através da captura de dados por tecnologia de transponders, incorpora atuadores com redundância, sem interferência humana, é isento de intervenção, anotando em bases de dados tempos, posições e mudanças de decúbitos verificadas ao longo de períodos pré-determinados.

Também, preserva a identidade de paciente/acolhido/residente, discrimina, cronometra e ajusta tempos indicados para as posições de decúbitos permitidas, faz soar alarme em PCs e smartphones quando movimentos indesejados se apresentam, utiliza bases de dados em nuvem podendo tratar informações, frequências, incidências e históricos, apresentados em tabelas e gráficos.

Diferentemente dos dispositivos tradicionais que trabalham por constatação, o Stakecare permite o monitoramento remoto, em tempo real, pelo princípio preditivo e preventivo, independente de lugar ou hora, controlando o pronto atendimento e preservando a condição de saúde do assistido.

Tele medicina, internet das coisas e a inteligência artificial atuando em favor da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.